quarta-feira, 8 de novembro de 2017

Lateralidade e espacialidade




Quantas vezes uma pessoa apontou para a esquerda e disse direita? E quem nunca demorou alguns segundos para erguer o braço direito ao receber essa ordem? Essa noção de lateralidade está intimamente ligada com a noção de espaço que adquire-se na infância.


Na pré escola a importância do desenho, noções espaciais e lateralidade são trabalhos e estratégias desenvolvidos pelos educadores como forma de preparo da criança para o 1º ano do Ensino Fundamental. Com estas pequenas lousas e muito giz faz-se a alegria da criançada. No início, antes da definição da lateralidade, a criança expressa a preferência por uma das mãos em suas atividades, ou seja, o lado predominante e em desenvolvimento do seu intelecto.
 
A noção espacial refere-se ao conhecimento do espaço externo do corpo, estando próxima a noção de direcionalidade (esquerda e direita, dentro e fora, em cima e em baixo,...). O desenho e os rabiscos contribuem significativamente para que a criança desenvolva estas habilidades.
Se quando criança não houver um trabalho efetivo na sua lateralidade e noção espacial, ao atingir a idade adulta esses transtornos persistirão e muitas vezes são demonstrados no cotidiano, como:
- Dificuldade de encontrar direção (confusão de esquerda e direita, dentro e fora, em cima e em baixo);
- Dificuldade em desenvolver situações propostas solicitadas como equilíbrio no percurso de obstáculos;
- Dificuldade de perceber o espaço que o circunda (as pessoas passam a ser rotuladas de “estabanadas” porque esbarram nas coisas, derrubam, causam acidentes, etc).
- Dificuldade de interiorização de si mesmo (não percebe as reais proporções de seu corpo);
- Dificuldade de leitura/escrita (não escrevem e não leem corretamente);
- Dificuldade de organização (do tempo e do ambiente).
- Dificuldade de fazer representações mentais (imaginação);
Na pré escola, educadores, planejam atividades lúdicas quem ensinem para a vida e busquem o desenvolvimento integral da criança.


4 comentários:

  1. Respostas
    1. As crianças precisam de atividades lúdicas e ao mesmo tempo desafiadoras. E esta é isso...

      Excluir
  2. Também gosto de usar as lousas pequenas com meus alunos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São extremamente divertidas e lúdicas! O professor que ainda não as utilizou como estratégia não sabe o que está perdendo...
      Prepare uma aula e veja um super resultado!!

      Excluir

Popular Posts

Postagem em destaque

Vinicius de Moraes para Crianças