sexta-feira, 3 de novembro de 2017

Mais sobre o ENAED

Mais um pouco sobre o ENAED - Encontro Nacional de Educação, do Campus da UNEMAT de Sinop. A equipe do EMEI Vinicius de Moraes participou do evento com entusiasmo.
Com vários trabalhos em banners, foram mostrados diversos projetos, sequencias didáticas e atividades trabalhados nas turminhas culminando em resultados baseados em pesquisas aplicada.
Com os trabalhos bem organizados, escritos e com fotos interessantes divulgamos o que fazemos na nossa escola.
Divulgar em eventos trabalhos desenvolvidos é algo grandioso e importante tanto para a escola quanto para a vida profissional do professor. Mostra sua qualificação para o trabalho na sala de aula.
A atividade como forma de pesquisa em busca de resultados, como forma de percepção como está a qualidade da educação e o aprendizado em uma dada turma.
O comprometimento dos professores em relação a qualidade da educação está intimamente ligada a capacitação e a formação continuada que cada um dedica a realizar extraclasse.



Cada painel destes é a prova da responsabilidade que cada professor carrega em si afim de conduzir suas atividades do dia dia na sua sala de aula como meta de ensinar cada tema da proposta curricular.
A Educação Infantil prima pelo brincar e socializar, mas ensinar brincando é algo que não se pode fugir. A criança aprende com tanta facilidade que devemos aproveitar essa fase da vida para moldar todo interesse em diversas áreas de atuação.
A Educação compreende uma diversidade de temas e assuntos, tanto para professores que por consequência às crianças: dar o que a criança precisa é o principal objetivo, evitando dar o que ela apenas pede.
Grandes pensadores falam sobre o ato de ensinar para a autonomia. Educar para o mundo, para a formação de uma criança cidadã, compreendida dentro da sociedade.
Jogos e brincadeiras são ferramentas e estratégias para alcançar os objetivos de s ensinar, socializar e interagir em grupos e socialmente. É com o outro que aprendemos as maiores lições: professores com professores, professores com crianças e crianças com crianças.
Segundo Paulo Freire: "Mudar é difícil mas é possível." Então, se algo não está dando muito certo, mude o caminho, a estratégia e atividade.
Neste painel vemos algumas atividades  desenvolvidas nas salas de aulas com as crianças.
"O saber que não vem da experiência não é realmente saber."




Para falar mais sobre alguns pontos da Educação e sobre as mudanças da profissão:
"Verdades da Profissão de Professor


Ninguém nega o valor da educação e que um bom professor é imprescindível. Mas, ainda que desejem bons professores para seus filhos, poucos pais desejam que seus filhos sejam professores. Isso nos mostra o reconhecimento que o trabalho de educar é duro, difícil e necessário, mas que permitimos que esses profissionais continuem sendo desvalorizados. Apesar de mal remunerados, com baixo prestígio social e responsabilizados pelo fracasso da educação, grande parte resiste e continua apaixonada pelo seu trabalho.
A data é um convite para que todos, pais, alunos, sociedade, repensemos nossos papéis e nossas atitudes, pois com elas demonstramos o compromisso com a educação que queremos. Aos professores, fica o convite para que não descuidem de sua missão de educar, nem desanimem diante dos desafios, nem deixem de educar as pessoas para serem “águias” e não apenas “galinhas”. Pois, se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda."

6 comentários:

  1. É fundamental a participação do professor em eventos científicos, mostrando que no chão da escola se utiliza com grandeza a práxis. Cada banner foi realizado com o que há de melhor, a construção de conhecimento dos nossos alunos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As sequências didáticas e o plano de ensino mostram ótimos trabalhos. Então temos a certeza de estar no caminho construção do conhecimento.

      Excluir
  2. Parabéns as professoras, muito lindo o trabalho que desenvolvem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fazemos o melhor para quem desejamos que sejam os melhores. Obrigada pela visita e volte sempre

      Excluir
  3. Foi gratificante participar desse evento e poder mostrar um pouco do trabalho que desenvolvo! #professorpesquisador

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os banners dos professores da equipe Vinicius estavam maravilhosos. Parabéns!!!

      Excluir

Popular Posts

Postagem em destaque

Vinicius de Moraes para Crianças