quinta-feira, 9 de novembro de 2017

O brincar de faz-de-conta e o desenvolvimento integral da criança


Talvez você já tenha visto lindas crianças repetindo situações do cotidiano, imitando a fala e a atividade dos pais, professores, televisão; criando situações hipotéticas com brinquedos e personagens. Brincando no parquinho de família, cozinheiros, super-heróis, médico com os bichinhos de pelúcia ou bonequinhas ou outra. Isto é o faz-de-conta!!
Tão importante quanto se alimentar ou lavar-se, o brincar para a criança é levado muito a sério na fase dos 3 até os 7, 8 anos.
Segundo a pesquisadora e autora de uma pesquisa do site www.tempojunto.com, há quatro áreas importantes que são desenvolvidas na criança ao promover estes momentos:
Intelectual – desenvolvendo habilidades como resolução de problemas, negociação, criatividade, organização e planejamento, retenção de tradições, costumes e cultura familiares, aplicação de conhecimento na prática e até matemática!
Físico – estímulo de coordenação motora e coordenação espacial.
Social – entendimento dos papeis sociais, visão do seu lugar na família, compartilhar, colocar-se no lugar do outro, cooperação, controle da impulsividade, reconhecer os pontos fortes do outro e lidar com desapontamentos.
Emocional – aumento da autoestima, orgulho próprio, desenvolvimento da sensação de segurança e proteção, desenvolvimento da independência, reconhecimento de sentimentos e de propósitos. 
Nesta brincadeira, a criança imita a vida, imita o adulto, expressa emoções. Então é o momento do professor investigar a criança fazendo questionamento pertinente ao que se tem dúvidas. É o momento de fazer perguntas e instigar a criança a refletir sobre suas ações, comportamento e atitudes.


Fotos: pré lll professora Mariane

4 comentários:

  1. Ai que coisa mais linda... eles brincam mesmo de imitar..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! Na fase dos 3 até os 7 anos as crianças imitam os pais, as situações do cotidiano e brincam mesmo dos mais variados "personagens".

      Excluir
  2. O brincar é a melhor forma para o pleno desenvolvimento das crianças!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade! E o desenvolvimento pleno e integral está previsto na LDB contemplando a Educação Infantil.

      Excluir

Popular Posts

Postagem em destaque

Vinicius de Moraes para Crianças